A UFRJ

 

Servidores ativos da UFRJ: Técnicos Administrativos: 9383 Docentes: 3993 

 

Apresentação

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição de ensino, pesquisa e extensão, é pessoa jurídica de direito público, estruturada na forma de autarquia de natureza especial, dotada de autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial que para atingir seu objetivo conta com o bom desempenho de seus servidores.

 

Um pouco da nossa história

 

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a primeira universidade do Brasil. A sua trajetória remonta ao século XIX, período anterior ao ano oficial de sua criação. No Brasil Colônia, universidades e cursos superiores eram proibidos por lei e os filhos das elites coloniais se dirigiam às universidades europeias, principalmente à de Coimbra, para concluir os estudos em Direito e Medicina.


Criada em 1920, com o nome de Universidade do Rio de Janeiro, foi constituída da reunião de três escolas criadas no início do século XIX, após a vinda da Família Real e da Corte Portuguesa para o Brasil: a Escola de Engenharia, a Faculdade de Medicina e a Faculdade de Direito. Mas esta reunião de estabelecimentos numa Universidade não implicou a aproximação de relações e trocas de saberes necessários à existência do “espírito universitário”. A universidade existia apenas na letra da lei.

 

Em 1937, a Universidade do Rio de Janeiro foi reorganizada e transformada na Universidade do Brasil, incorporando a ela diversas unidades e institutos já existentes nas áreas de Química, Filosofia, Ciências e Letras, Metalurgia, Música, prevendo ainda a incorporação de institutos colaboradores como o Museu Nacional (que a ela foi anexado) e o Instituto Oswaldo Cruz. Previa também a existência de escolas como Veterinária e Agronomia, que acabaram não se incorporando à universidade.

Sua denominação atual decorre de 1965, quando o governo Federal sancionou uma lei padronizando os nomes das instituições universitárias de “federais” acrescidos do nome do respectivo Estado. Assim, a Universidade do Brasil foi reorganizada e transformada em Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Sua organização se deu a partir da vinculação das unidades e institutos em Centros que ainda hoje lhe estruturam:


Centro de Ciências da Saúde (CCS); Centro de Letras e Artes (CLA); Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH); Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN); Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE); e Centro de Tecnologia (CT). 


Percorrer a história da UFRJ, procurando conhecer mais de perto sua trajetória, contradições e processos constitutivos, é também ter a oportunidade de uma visita pela própria História do Brasil. Ela viveu, de perto, os fatos marcantes de nossa história republicana e hoje, indiscutivelmente, é uma das principais instituições de ensino superior do país, destacando-se pela excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação.

 

Nossa Finalidade

 

A finalidade que justifica a existência da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que baliza seus objetivos estratégicos consiste em proporcionar à sociedade brasileira os meios para dominar, ampliar, cultivar, aplicar e difundir o patrimônio universal do saber humano, capacitando todos os seus integrantes a atuar como força transformadora.

ouvidoria          conhecendo ufrj                 link acessoInformacao        pequim              portal transparencia                

Av. Pedro Calmon, 550, Edifício da Reitoria, 8º andar, sala 833 - Cidade Universitária, Campus do Fundão - Cep: 21941-901A

UFRJ PR4 - Pró-Reitoria de Pessoal
Desenvolvido por: TIC/UFRJ